O efeito de rede é uma externalidade que ocorre devido ao aumento do uso de determinada tecnologia. Um efeito de rede pode ser positivo, quando há um aumento de valor da tecnologia, ou negativo, quando há uma diminuição em seu valor. Um exemplo de tecnologia que gerou diversos efeitos de rede positivos é a internet. No início, ela era usada apenas por militares, portanto, limitada a um público restrito. Conforme mais usuários tiveram acesso à essa ferramenta, foram surgindo mais sites, e mais pessoas puderam utilizar a web para se comunicar, o que aumentou o valor da tecnologia. Porém, o aumento do uso de determinada ferramenta pode causar efeitos negativos, como a diminuição da velocidade que ocorre em determinados sites, quando estão sendo muito visitados. Esse seria um exemplo de efeito de rede negativo.
Efeitos de rede do Bitcoin
O economista austríaco e expert em Bitcoin e ouro, Trace Mayer, lista 7 efeitos de rede que ocorrem com o aumento do uso das bitcoins. Todos eles ocorrem simultaneamente, e possuem o potencial de aumentar o valor e a quantidade de usuários da criptomoeda, num ciclo virtuoso que se retro alimenta. Seguem os efeitos de rede:
- Especulação
Ocorre quando as pessoas adquirem as criptomoedas com o objetivo de vendê-las num valor maior após um determinado tempo, ou simplesmente para mantê-las como reserva de valor, assim como muitos investidores fazem com o ouro. Como possibilitadores do processo de especulação, podemos citar o surgimento de casas de câmbio (exchanges), que permitem a troca de bitcoins por outras moedas, e carteiras (wallets), que permitem o armazenamento das moedas adquiridas com segurança.
- Comerciantes
Pelo simples fato de especuladores possuírem bitcoins, as empresas passam a aceitar a nova moeda. Milhares de empresas já aceitam bitcoins como forma de pagamento. Como exemplo, podemos citar as gigantes Dell e Microsoft. Podemos citar o bitpay como plataforma facilitadora de pagamentos em bitcoin.
- Consumidores
Como as lojas passam a aceitar bitcoins como forma de pagamento, as pessoas começam a utilizar as criptomoedas para realizar compras nelas. Um exemplo de serviço que permite a compra de produtos com bitcoins é o site Purse.io. Esta plataforma permite a compra de produtos da Amazon por meio da troca de bitcoins por vales-presentes. O site permite a compra de produtos da Amazon com descontos de 15% ou mais.
- Mineradores
O aumento do valor dos bitcoins atrai mineradores, que garantem o funcionamento seguro das transações de bitcoins entre os usuários da rede. Atualmente, a rede de mineradores de bitcoin é a rede com maior poder computacional do mundo. Isso torna o protocolo de trocas de bitcoins extremamente seguro.
- Desenvolvedores de software
As empresas tendem a desenvolver software compatíveis com o protocolo blockchain mais seguro e com maior número de usuários. Assim, o bitcoin tende a atrair os melhores e maiores empreendedores para sua rede.
- Financeiras
Quando a criptomoeda se tornar estabelecida, ela começa a ganhar instrumentos financeiros comuns a outras moedas, como mercado de futuros, puts, call, swaps, etc. Instituições financeiras começam a se interessar pela moeda, oferecendo empréstimos e investimentos atrelados a bitcoins.
- Moeda de reserva mundial
Os governos de todo o mundo possuem reservas internacionais em dólares, que é a moeda de reserva mundial. Por ser a moeda mais utilizada no mundo, ela é usada para precificar as commodities no mercado global. Os países também mantém as reservas em dólares para conseguir exportações por um preço menor, sem a necessidade de converter moedas, e, assim, não pagar taxas de conversão. Um dia pode ser que o bitcoin se torne a moeda de reserva mundial. Assim, as pessoas e os governos, ao invés de manterem reservas em dólares ou em suas moedas locais, manterão suas reservas em bitcoins. Um exemplo dos bitcoins sendo utilizados como reserva em pequena escala, se dá pelo protocolo Liquid, da empresa Blockstream. Esta sidechain, permite as corretoras trocarem bitcoins entre si, mantendo uma reserva em bitcoins para essas trocas.
Conclusão
Considerando toda esses fatores, cabe a pergunta: alguma outra criptomoeda superará os efeitos de rede do bitcoin? Trace Mayer considera isso altamente improvável, dado que a bitcoin, por ser a primeira moeda do tipo, acumulou esses efeitos de rede muito antes e em maior escala do que qualquer outra criptomoeda. Assim seria difícil outra criptomoeda ultrapassar a bitcoin em popularidade. Se esses efeitos de rede positivos irão suplantar os negativos, que segundo alguns, ameaçam o desenvolvimento do Bitcoin, só o tempo dirá. Mas o futuro da criptomoeda parece bastante promissor.
Referências:
www.runtogold.com – Site do Economista Trace Mayer
Canais do youtube com entrevistas sobre bitcoin com Trace Mayer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário